Guia Low e No Poo - Iniciante

Olá,

O Guia para Iniciantes Low e No Poo foi feito em parceria com a querida Andressa Diniz do Instablog @dicaslowenopoo.

Esse Guia não tem a intenção de passar uma verdade absoluta, apenas ajudar quem tem interesse de seguir as técnicas de tratamento, ok?

O Low Poo e o No Poo foi pensado por Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl: The Handbook”. Ela nasceu cacheada dentro de uma família de cabelos lisos. Sim, essas técnicas foram desenvolvidas para as cacheadas, mas podem ser usadas por qualquer tipo de cabelo, inclusive os lisos. 



Vamos às traduções? 

Poo = Shampoo 
No = Não 
Low = Pouco 
Low Poo = Pouco Shampoo
No Poo = Sem Shampoo

Low e No Poo, do que se trata?

São rotinas de cuidados e tratamento dos fios, indicadas para todos os tipos de cabelos (mesmo os oleosos), nas quais são abolidas o uso de petrolatos e seus derivados. Com isso, os cabelos ficam muito mais hidratados, cheios de brilho, macios e com o crescimento mais saudável.

Essas técnicas contribuem para a preservação do ambiente, pois  algumas dessas substâncias como o shampoo e o condicionador são despejados em rios e após  percorrerem tubulações de esgoto, provocam a eutrofização (aumento de matéria orgânica na superfície), que impede a passagem da luz solar em tais locais, o que prejudica a fauna e toda a biodiversidade aquática.

Quando escuto falar nessas técnicas, sempre vem “proibido para isso”, “liberado para aquilo”. O que é isso?

Calma, não precisa se aperrear...rsrsrs. Essas nomenclaturas são usuais para quem segue as técnicas de Low e No Poo. 

Os “proibidos” são ingredientes que não podem conter no produto que você vai usar, de acordo com cada técnica. Os “liberados” são ingredientes que podem conter no produto que você vai usar, de acordo com cada técnica.

Aos poucos, você vai se familiarizando. Palavra da Maricota! 

Preparada (o)? Então vamos lá! 

Como já vimos anteriormente, Low Poo = Pouco Shampoo.

Essa é um técnica mais maleável e simples de seguir. Consiste em utilizar shampoos que possuem formulação suave, com sulfatos leves. Aqui ainda se usa silicones solúveis e insolúveis, mas nada de petrolatos.

Obs: A lavagem dos fios não precisa ser diária, respeite a real necessidade dos cabelos. 

O que é Sulfato?

Sulfato é um sal de ação detergente responsável pela espuma do shampoo, mas além disso essa substância pode remover a proteção natural do fio, ressecando e provocando frizz ou quebra.  

O shampoo sem sulfato (sulfate free) é livre de detergentes pesados, como o Lauril Sulfato de Sódio (LSS). 

O Lauril sulfato de sódio (LSS) é um detergente que faz parte de vários produtos como shampoos, sabonetes e cremes dentais. É um desengordurante eficaz e barato que não só limpa como retira toda a camada lipídica que serve de proteção para os cabelos, provocando ressecamento e danos às mechas.

O shampoo sem sulfato é mais suave e faz pouca ou nenhuma espuma: eles higienizam as madeixas sem esfregações ou espuma. Basta uma massagem suave e bem feita em todo couro cabeludo e, em seguida, enxaguar. É uma forma de manter as cutículas intactas, e é uma excelente opção para cabelos porosos ou danificados.

Lista de Sulfatos Leves (Liberados para Low Poo)

Sodium Cocyl Isethionate;
Sodium Lauryl Sulfoacetate;
Sodium Socoyl Sarcosinate;
Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate;
Dioctyl Sodium Sulfosuccinate;

Resuminho Low Poo

Usa shampoo com sulfatos leves
Usa silicones solúveis e insolúveis em água
Parabenos são liberados
Petrolatos são proibidos (derivados do petróleo)

Agora que sabemos o que é Low Poo, vamos conhecer um pouco mais sobre No Poo. 

No Poo, é uma técnica bem mais rígida que exige mais paciência. Como o próprio nome já diz, consiste em abolir o uso do shampoo e utilizar outras formas para higienizar os fios. O método mais conhecido é o Co-wash, mas também pode ser usado argila, bicarbonato....Aqui não se usa silicones insolúveis em água e nada de petrolatos. Mas nesse guia vamos nos deter ao Low Poo, No Poo e Co-Wash.  

Co Wash, hein?

Co Wash é uma técnica de higienização, usada para quem faz No Poo em que ao invés de lavar o cabelo com shampoo você usa um condicionador. Só que esse condicionador precisa ser livre de silicones, parafinas, vaselinas, óleos minerais, e petrolatos. Além disso tem que ter agentes de limpeza, como extratos botânicos. Não vá usar qualquer condicionador que der na telha! #aloca

Exemplos de extratos botânicos de limpeza: 

Menta (menthol)
Melaleuca (tea tree)
Alecrim (rosmarinus)
Citronela (cymbopogon nardus)
Bergamota (Citrus bergamia
Ácido cítrico

Resuminho No Poo

Não usa shampoo
Usa silicones solúveis em água (insolúveis não pode)
Parabenos são liberados
Técnica Co-Wash
Petrolatos são proibidos. (derivados do petróleo)
Uso de Anfótero

Vixe, mas o que é um Anfótero?

Os anfóteros são surfactantes (agentes de limpeza suave) que tem a capacidade de remover sujeiras e silicones sejam eles solúveis ou insolúveis em água, sem causar danos ao cabelo. Por isso são liberados tanto para Low quanto para No Poo. 

Você pode identificar a presença de um Anfótero na fórmula quando tiver um desses nomes: 

Cocoamidopropyl betaine
Cocobetaine
Cocamidopropyl Betaine
Cocabetaine
Cocoamphopropionate. 

Perguntinhas Frequentes

1 - Qual a melhor técnica?

Você só vai saber testando. O que funciona para um, pode não funcionar para outro. Inclusive tem pessoas que não se adaptam as essas técnicas. 

2 - O que são os Petrolatos?

São produtos derivados do petróleo. São proibidos para ambas as técnicas.

Você pode identificar a presença de um petrolatos na fórmula quando tiver um desses nomes: 

Paraffinum líquidum (Parafina líquida)
Mineral Oil (Óleo Mineral).
Petrolatum (Petrolato)
Vaselina
Isoparaffin
C12-20 Isoparaffin
C13-14 Isoparaffin
Isododecane
Isododecene
Dodecene
Dodecane
Alkane
Hydrogenated Polyisobutene 

3 - O que são Parabenos? 

Os Parabenos são conservantes sintéticos, ou seja, são fabricados em laboratórios. Eles que evitam que os produtos sejam contaminados por microrganismos.

Os tipos mais comuns encontrados nas fórmulas são:

Metilparabeno
Etilparabeno 
Propilparabeno
Butilparabeno
Isobutylparaben

São frequentemente usados pelas fábricas, por ser um bom conservante de produtos e também devido ao seu baixo custo, maximizando assim os lucros.

4 - Certo, quero começar a usar técnica Low Poo, como faço?

a) Primeiro você deve lavar seu cabelo com um shampoo tradicional, com sulfato (Exatamente, um shampoo com sulfato forte.). Massageie o couro cabeludo e repita a aplicação se sentir necessidade.  

b) Aplique uma máscara de tratamento liberada para Low Poo (caso queira seguir a técnica Low Poo) ou use produtos liberados para No Poo (caso prefira seguir a técnica No Poo). 

c) Condicione (tem que ser liberado também, ok?)

Obs: Todos os produtos que são liberados para No Poo também são liberados para Low Poo, mas a recíproca não é verdadeira. 
Depois disso, suas madeixas estarão prontas para a nova rotina de cuidados. 

Pegue seus pentes e escovas e mergulhe em um balde com água morna e detergente. Esfregue levemente e deixe de molho por 30 minutos. Enxágue bem e deixe secar naturalmente. 

5 - Como lavo o cabelo com condicionador (Co-Wash)?

a) Molhe os fios (deixe-os encharcados mesmo)

b) Pegue uma quantidade generosa do condicionador limpante (coloque nas pontas dos dedos)

c) Com a ponta dos dedos (não unhas) massageie bem o couro cabeludo. Essa etapa é imprescindível para seu cabelo ficar limpinho. Capriche na massagem, lembrando de todos os cantinhos do couro cabeludo. 

d) Enxágue bem

e) Se sentir necessidade, repita o procedimento 

e) Condicione e enxágue

6 - Após higienizar os fios com a técnica Co Wash, preciso mesmo condicionar?

Deve! Embora o Co Wash seja uma higienização mais suave que a tradicional com o shampoo, ela é uma limpeza que abre as cutículas. Adivinha quem vai fechá-las? O condicionador!

7 - Estou seguindo No Poo há alguns dias, mas meu cabelo está pesado. Significa que meu cabelo não “gostou” da técnica? Devo desistir?

Nããão! Se o seu cabelo pesou, use um shampoo 1x por semana e nos outros dias, siga seu Co-Wash. 

8 - Em quanto tempo vejo resultado? 

Bom, não tem um prazo definido. Talvez seu cabelo nem se adapte (ou sua paciência acabe...). Mas tem que ter um pouco de calma, pois lembre-se, foram anos e anos de sulfatos fortes e petrolatos, além de algumas químicas.

9 - Chapinha e secador são proibidos? 

Não, pode usar normalmente.

10 - E alisantes e progressivas?

Embora as técnicas tenham como objetivo aderir ao natural, na verdade elas ajudam a manter o alisamento e a progressiva por mais tempo. 

11 – Realmente não gostei do Low e do No Poo. E agora, o que faço? 

Simples, use os produtos que você gosta e que seu cabelo fique bem com eles. As técnicas Low e No Poo são opções e não obrigações.



Técnica da Maricota (tô podendo hein? rsrs)

Essa dica não é voltada para quem quer seguir à risca Low ou No Poo, mas é uma excelente opção para diminuir o frizz, evitar o ressecamento dos fios, ter o volume do cabelo sob controle, manter a cor, preservar sua escova inteligente (se é que você tem...) e ainda assim, usar aquele shampoo com sulfato ou aquela máscara “proibida” que você tanto ama! 

Quando for lavar o cabelo, siga esses passos:

1 - Molhe bem os fios
2 - Coloque na palma da mão um pouco menos da quantidade de shampoo que normalmente você usaria e misture com água (deixando o shampoo diluído)
3 - Passe essa misturinha no couro cabeludo, massageando bem com as pontas dos dedos, sem puxar a espuma para as pontas (se escorrer um pouco, não tem problema). Enxágue

Ao invés de usar outra mão de shampoo, você usará um Condicionador Limpante.

4 - Pegue um pouco do Condicionador Limpante e passe nas pontas dos fios para selar as cutículas
5 - E só agora aplique no couro cabeludo, massageando bem com a ponta dos dedos 
6 - Deixe em pausa por 2 minutinhos e enxágue.

Com essa técnica, seu cabelo vai ficar limpinho e soltinho, mesmo que ele seja oleoso. 

E se eu quiser usar uma máscara que tem “proibidos”, posso continuar usando a Técnica da Maricota? 

Sem problemas, amore. Siga meu raciocínio nesse esquema de lavar o cabelo 3x na semana:

Se você usa shampoo com sulfato:

Segunda
Shampoo com sulfato diluído 
Condicionador Limpante

Quarta
Shampoo com sulfato diluído (aqui, os petrolados foram embora)
Máscara com petrolato
Condicionador

Sexta
Shampoo com sulfato diluído 
Condicionador Limpante

Observe que mesmo que você queira usar alguma máscara “proibida” 3x na semana (Cronograma Capilar), ainda assim dá certo esse esquema.

Se você usa shampoo sem sulfato:

Segunda
Shampoo sem sulfato 
Condicionador Limpante

Quarta
Shampoo sem sulfato 
Máscara com petrolato
Condicionador

Sexta
Shampoo com sulfato diluído (aqui, os petrolados foram embora)
Condicionador Limpante

Ficou alguma dúvida? Deixe um recadinho que se eu souber, lhe ajudarei com o maior prazer. Um cheiro da Maricota ♡